Instituto Cini promove imersão sobre construções sustentáveis
Entidade nasce com o propósito de oferecer educação transformadora através do design e da sustentabilidade
 
            
Recém-criado, o Instituto Cini se apresenta à sociedade materializando, desde já, sua proposta de fomentar o design e a sustentabilidade. O projeto liderado pelo fundador da Cinex e CEO da Obispa, César Cini, estreia promovendo seu primeiro grande evento em novembro, entre os dias 4 e 7, com a 1ª Imersão em Construções Sustentáveis. O curso de quatro dias que aproximará tecnologias e conceitos para construir com menor impacto ambiental, a fim de gerar empreendimentos com menores custos operacionais de água e energia, será com a arquiteta Sami Meira e a engenheira civil Ana Julia Kfouri, referências na área – veja detalhes abaixo.
Trazer a Bento Gonçalves notórios profissionais em seus campos de atuação será um dos focos do instituto, cuja premissa está em promover uma educação transformadora. Cursos, seminários e desenvolvimento de projetos de interesse comunitário estão no horizonte do instituto como condutores de um propósito que acalenta a metamorfose social – para pessoas e para a cidade. “Nós queremos tornar o design um guia para todos os projetos na comunidade. E, nesses projetos, avaliar a sustentabilidade como um fator vital”, observa Cini, presidente do instituto.
Não é por acaso que as duas premissas foram escolhidas por ele. Elas fazem parte da essência da Cinex, criada em 1998 como desenvolvedora de soluções para envolver ambientes internos e externos com o uso do alumínio e do vidro – ambos 100% recicláveis. Design e sustentabilidade não apenas são a chave do sucesso da Cinex como inspiram a cruzada de Cini em fazer desses elementos a base introdutória para um novo padrão de qualidade de vida na comunidade. “Eu quero um despertar da educação no design. Quero ver o design ajudando as pessoas a viverem melhor, a terem produtos melhores, mais avançados, mais duráveis, com matérias-primas que agridam menos o planeta. O design faz bem para as pessoas, viver no meio do belo faz bem”, diz o empresário, cuja vivência na Itália o educou para a cultura da excelência produtiva, da forma à durabilidade.
A aproximação com a Itália, pátria onde a Cinex mantém um laboratório de pesquisa e lar dos irmãos Adriano, os celebrados designers que respondem pela direção criativa da empresa, facilitará o intercâmbio para que profissionais de lá tragam expertise para cá. Conversas nesse sentido já foram iniciadas e devem resultar numa nominata selecionada, num futuro próximo, para integrar a agenda cursos promovidos pelo instituto. “Já abrimos conversas com duas universidades italianas para cursos de design e de sustentabilidade aqui. Estamos interessados em despertar nos nossos jovens e profissionais novos olhares com esses professores e especialistas para falar na prática como as coisas acontecem”, diz Cini.
O instituto, mantido pela Cin Participações, será um dos agentes a subsidiar tais cursos. Mas outros parceiros, com propósitos semelhantes ao de Cini, serão procurados para incentivar isso. A razão é simples: “eles sabem que isso voltará para a comunidade”. Inclusive, uma das propostas do Instituto Cini também será a de contribuir com o poder público no debate para um olhar mais sustentável quanto ao descarte de resíduos recicláveis, especialmente o vidro. “O Brasil tem carência de projetos assim, então podemos dar um novo valor a produtos que podem ser reinseridos na cadeia produtiva”, observa Cini.
Construções mais verdes
Cada vez mais necessárias num mundo em constante preocupação com a preservação dos recursos naturais, as construções sustentáveis demarcam a primeira ação do Instituto Cini. Como propõe a entidade, duas grandes especialistas brasileiras na área comandam o curso, de 4 a 7 de novembro.
As professoras Sami Meira e Ana Julia Kfouri lideram a 1ª Imersão em Construções Sustentáveis, que ocorrerá no Complexo Collina, das 13h às 19h. Na pauta, serão abordados temas como fundamentos da construção sustentável, projetos com foco em eficiência energética e conforto ambiental, simulações digitais com Rhino + ClimateStudio e oficina prática com proposta real de melhorias sustentáveis.
Ambas as instrutoras fazem parte da UGREEN, que opera prestando consultoria e educação verde para acelerar a transição para a sustentabilidade no mundo, com atuação em mais de 188 países. Entre seus clientes estão nomes como L'Occitane, Roca e Grupo Boticário. Sami é sócia-proprietária da UGREEN, sendo arquiteta formada pela Florida Atlantic University e especialista em Estratégia Empresarial Sustentável e Saúde dos Materiais. Por sua vez, Ana Julia é gerente de Projetos e Operação da UGREEN, com graduação em Engenharia Civil pela UFPR, com certificações LEED AP BD+C e EDGE Auditora e Expert, sendo especialista em Construções Sustentáveis.
Programe-se
O quê: 1ª Imersão em Construções Sustentáveis
Quando: de 4 a 7 de novembro, das 13h às 19h
Onde: Complexo Collina (Estrada RST, 444 - número 4403 Distrito - Distrito, Bento Gonçalves – RS)
Quanto: R$490 (estudantes) | R$790 (profissionais)
Informações e inscrições: wa.me/54991524216
Patrocínio: Cebrace, Mon Faro e Alumiconte
 
                        

 admin
                                    admin                                
 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                
 
         
         
        






 
                                    
                                 
         
         
         
         
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
         
         
         
         
         
         
         
         
         
        

Comentários (0)
Comentários do Facebook