Com casa cheia, Câmara de Bento homenageia Vânia Kratz Mendes, referência em assistência social

Com casa cheia, Câmara de Bento homenageia Vânia Kratz Mendes, referência em assistência social

Em uma noite emocionante, a Câmara Municipal de Bento Gonçalves realizou, em 1º de agosto, a Sessão Solene para a entrega da Portaria de Louvor e Agradecimento a Vânia Kratz Mendes, figura atuante na assistência social da cidade há mais de 50 anos, principalmente à frente da Ação Social São Roque.
Proposta pelo vereador Sidnei Postal (PL) e apoiada por todos os parlamentares, a homenagem destacou a incansável dedicação, sensibilidade social e espírito de liderança de Vânia, que assegurou não apenas a continuidade, mas o fortalecimento da obra social que, ao longo das décadas, tem acolhido e assistido centenas de famílias em situação de vulnerabilidade, promovendo dignidade, inclusão e esperança.
O vice-presidente Thiago Fabris (Progressistas) comandou os trabalhos. Demais vereadores, secretários municipais, representantes de instituições, voluntários e cidadãos marcaram presença na homenagem, lotando o plenário do Legislativo. A honraria foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Bento no YouTube e pelo Facebook.
Emocionado durante o discurso, Postal ressaltou a humanidade de Vânia e seu importante trabalho de cuidar das pessoas que mais precisam de apoio e carinho. “Seu nome é lembrado como exemplo de honestidade, delicadeza ao ajudar o próximo e grandeza nas atitudes discretas, em um tempo em que a solidariedade é mais necessária do que nunca”, afirmou.
O parlamentar também destacou o exemplo da mãe da homenageada, Nilza Côvolo Kratz, que deixou um legado na educação e na assistência social — legado mantido e expandido por Vânia. “Seguindo esse exemplo, Vânia continuou a missão com lealdade, sabedoria e cuidado, ampliando ainda mais o espírito de serviço e amor ao próximo. Com uma compaixão rara e vontade verdadeira de ajudar, dedicou cada fase de sua vida a aliviar sofrimentos, resgatar o valor das pessoas e renovar esperanças — sempre com humildade, sem jamais buscar elogios ou recompensas.”
Sobre o espírito do voluntariado, Postal destacou que “com sua capacidade de inspirar e unir pessoas, Vânia formou um grupo de voluntários, despertando em muitos a consciência de que a vida tem mais sentido quando usada para ajudar os outros.” Ainda em seu discurso, o vereador pontuou que a sociedade confia na obra de Vânia porque nela há o reflexo de sua honestidade, amor pela verdade e coerência entre o que diz e o que faz. “Fazemos um convite à sociedade: que se una a esse ideal de solidariedade prática, mobilizando esforços para fortalecer a Ação Social São Roque como uma homenagem eterna aos sonhos de Dona Nilza e Dona Vânia”, finalizou.
O prefeito em exercício de Bento Gonçalves, Amarildo Lucatelli (Progressistas), representou o Executivo e elogiou o trabalho de Vânia à frente da Ação Social São Roque, destacando que sua dedicação acontece de segunda a segunda, faça calor ou frio. “Parabéns por essa homenagem, Vânia. Realmente, precisamos ajudar as pessoas cada vez mais, especialmente diante do momento e do país em que vivemos. Mas é preciso pensar sempre no amanhã, que será melhor. Então, é fazer o bem, trabalhar e fazer a nossa parte. Cada um fazendo um pouquinho, acredito que conseguimos alcançar nossos objetivos. E você, Vânia, faz um trabalho maravilhoso”, disse Lucatelli. “Precisamos de muitas Vânias para esse trabalho belíssimo. Conte conosco”, concluiu.
Ao iniciar seu discurso, Vânia agradeceu aos presentes e afirmou que é um desafio abrir o baú de memórias e relembrar fatos e feitos, mas que é muito bom ter o que recordar. Inclusiva até em suas palavras, a homenageada comentou que faria o discurso de forma diferente. “Permitam que, ao falar de mim, eu o faça usando ‘nós’. Pois entendemos que nada se faz sozinho.” Ao falar da família, comentou que, mesmo sendo filha única, ganhou irmãs e irmãos do coração ao longo da vida.
Vânia fez uma verdadeira linha do tempo, relembrando os passos ao lado da mãe, Nilza Côvolo Kratz, e do pai, Valto Kratz. A mãe, inclusive, dá nome à Escola Municipal de Tempo Integral São Roque. Ela agradeceu o apoio dos filhos Leonardo e Marcelo, do esposo Luís Eduardo, de amigas e amigos. “Vocês sempre estão perto de nós, em nosso pensamento e em nossas orações”, disse.
A atuação nas escolas também foi lembrada, seja como professora ou diretora. Segundo Vânia, até hoje recebe cumprimentos calorosos de ex-alunos. “Hello, teacher”, eles dizem a ela - e recebem um “hello” igualmente animado.
Atuante na Igreja Metodista, Vânia reforçou o amor pela religião e pelo compartilhamento com irmãos e irmãs. Por meio da igreja, pôde conhecer outros países, culturas e pessoas que compartilham do mesmo amor, seja pela solidariedade, seja pelo ensino.
Sobre a Ação Social São Roque, que atende famílias em situação de vulnerabilidade todos os dias, Vânia destacou que hoje a atuação está voltada para a proteção social básica, com foco na garantia e defesa de direitos, e na segurança alimentar e nutricional. A professora também comentou que a diretoria deseja uma sede maior. “Por que ter uma sede maior? Para atender cada vez mais e melhor aqueles que estão em situação de vulnerabilidade pessoal ou social, auxiliando na conquista de sua autonomia e protagonismo na sociedade, bem como desenvolver mais e melhores projetos, especialmente voltados à infância e à velhice.”
Segundo Vânia, ela é grata pela parceria com órgãos de serviço, pessoas físicas e jurídicas, que, nesses 56 anos, têm estado ao lado da entidade, fazendo a diferença e dando força para superar desafios, dificuldades e imprevistos.
Ao encerrar sua fala, a homenageada afirmou que seguirá sua jornada na assistência social. “Eu entendo — nós entendemos — que é um momento de seguir trabalhando com muito afinco para que uma nova geração da nossa cidade e de outras, como Porto Alegre, também possa conhecer a nossa Ação Social São Roque. [...] A entidade tem sido um berçário de voluntariado. Que eles e elas possam somar-se a nós e caminhar com passos vigorosos, com olhar cristalino e corações que pulsam na frequência do ‘nós’, do social”, disse.
“Nesse futuro, ainda sonho em continuar colocando não só meus talentos e os dons que o Espírito Santo me deu, mas muitas outras coisas em prática. [...] Muito obrigada. Thank you very much. Muchas gracias. Grazie mille. Vielen Dank.”