ABCTG e Secretaria de Cultura lançam o 9º Rodeio Crioulo Estadual e o 1º Rodeio Nacional de Bento Gonçalves
A Associação Bento-gonçalvense da Tradição Gaúcha (ABCTG), em parceria com a Secretaria de Cultura, realizou nesta quinta-feira (15) o lançamento oficial do 9º Rodeio Crioulo Estadual e do 1º Rodeio Nacional de Bento Gonçalves. O evento acontece de 19 a 22 de fevereiro, no Parque de Rodeios General Bento Gonçalves da Silva, sede da ABCTG.
A programação foi apresentada no próprio parque e prevê a distribuição de mais de R$ 100 mil em premiação, reunindo mais de 700 competidores de diversos estados do país nas provas campeiras.
Entre as modalidades confirmadas estão Encontro de Seleções, Gineteada, Prova de Rédeas, Tiro de Laço, além dos duelos Imperador do Vinho e Imperatriz do Vinho. Na área artística, o rodeio contará com a participação de 35 invernadas artísticas de CTGs de Bento Gonçalves, da região e de outras cidades do Rio Grande do Sul.
Shows
No sábado, dia 21 de fevereiro, um dos grandes destaques da programação cultural é o Projeto Taureando, de Bagé, que vem se consolidando no cenário da música tradicionalista desde o início de suas atividades, em 2024. O grupo traz influências de nomes consagrados como Ênio Medeiros, Crioulo dos Pampas, Nelson Cardoso, Gaúcho da Fronteira, Adair de Freitas, Paulo Garcia, Cesar Oliveira e Rogério Mello, Porca Véia e Gildo de Freitas, entre outros.
O Projeto Taureando tem como proposta levar alegria por meio da música, valorizando a amizade, o resgate cultural e a construção de canções que retratam o cotidiano do gaúcho — seja do peão rural ou de quem “taureia” diariamente na cidade para garantir o sustento da família. O grupo é formado por Mauro Silva, Guilherme Jaques, Daner Marinho, Lucas Gross e Érico Rocha.
Após o espetáculo do Projeto Taureando, haverá baile com Chama Nativa que destaca-se pela valorização da música tradicionalista gaúcha, promovendo, por meio de suas apresentações, a preservação e a difusão das raízes culturais do Rio Grande do Sul. Seu repertório contempla canções consagradas do nativismo, músicas campeiras e composições que exaltam o cotidiano do campo, elementos que dialogam diretamente com o universo cultural do rodeio e com as tradições representadas na programação.
Na sexta-feira, dia 20 de janeiro, a animação fica por conta de Rick Gaiteiro e Grupo Saudade Serrana, através do projeto cultural contemplado pela Lei Paulo Gustavo em edital disponibilizado pela Secretaria Municipal de Cultura. O Grupo é formado por experientes músicos, tendo como vocalista o cantor, gaiteiro e compositor Rick (Ricardo Noskoski), um jovem com 19 anos de idade que traz consigo um histórico de quase dez anos de imersão no mundo musical e que acumula mais de uma centena de prêmios, se tornando uma referência na cultura Tradicionalista Gaúcha. As atrações musicais são gratuitas para o público.
Para o presidente da ABCTG, Demir dos Santos, o evento representa um marco histórico para o município. “Bento Gonçalves está inovando na cultura tradicionalista com a realização do seu primeiro rodeio de caráter nacional. É um evento construído a muitas mãos, com a união das entidades do município, para que tudo aconteça da melhor forma e nossa cidade se torne referência. Agradeço a todos os envolvidos e seguimos trabalhando nos próximos dias”, destacou.
O coordenador da 11ª Região Tradicionalista, Renato Gabana, ressaltou o protagonismo do município. “Que se abram as cancelas para que Bento Gonçalves reassuma esse protagonismo e volte a ser referência dos rodeios no Brasil. É gratificante ver uma programação diferenciada, fruto de um sonho de mais de 20 anos. Tenho certeza de que, com o apoio de todos, este evento será um divisor de águas para o tradicionalismo da cidade”, afirmou.
Já o secretário municipal de Cultura, Evandro Soares, enfatizou a importância cultural, econômica e turística do rodeio. “O evento amplia os instrumentos de preservação da identidade gaúcha na 11ª Região Tradicionalista e movimenta diversos setores, como o econômico e o turístico. Essa retomada era um sonho: iniciamos o trabalho no último ano, realizamos agora o rodeio nacional e, futuramente, almejamos o rodeio internacional”, salientou.
O vice-prefeito Amarildo Lucatteli reforçou o caráter comunitário do evento. “Este rodeio é da comunidade de Bento Gonçalves. Uma iniciativa que fortalece o tradicionalismo, atrai visitantes ao município e demonstra a nossa capacidade de, unidos, realizarmos um evento dessa grandeza”, concluiu.
Também estiveram presentes no lançamento o presidente da Confederação Internacional da Tradição Gaúcha, Nei Zardo, representando a Câmara de Vereadores Eduardo Pompermayer, o Conselheiro Benemérito do MTG, Adiles Rodrigues de Freitas, patrões de CTGs, prendas, demais vereadores e secretários municipais.
Programação
Quinta-feira, 19 de fevereiro
17h | 5º Duelo imperador do Vinho
03 armadas classificatórias da 01 a 200, correndo de 50 em 50.
19h | Taça Sicredi – 02 vidas, trocando ou não de companheiro.
Sexta-feira, 20 de fevereiro
8h30 | Classificatória e final – Dupla Acima de 40 Anos
11h | Laço Criador e após, Crioulaço
16h | Classificam 10 quartetos e 20 duplas
Após, continuação 5º Duelo Imperador do Vinho, da 201 até o final
20h | Primeira classificatória de gineteada
Após, final 5º Duelo Imperador do Vinho – corre até 3:00 de sábado
Sábado, 21 de fevereiro
7h | Continuação da classificatória de 10 quartetos 20 duplas
12h | Classificatória do 3º Duelo Imperatriz do Vinho
Após, Laço Família
17h | 1º Encontro de seleções – 2 voltas
19h | Retardatários
Após, Abertura Oficial e Oração da Ave-Maria
19h30 | Segunda classificatória de gineteada
Após, continuação 10 quartetos 20 duplas até o final
Domingo, 22 de fevereiro
7h | Finais Ǫuartetos força C/B/A
Após, final Duplas Oficiais força C/peneira B/peneira A
10h | Rodeio da Vaca Parada
13h | Prova de Rédea juvenil e adulto Final Duelo Imperatriz do Vinho 13h30 | Ïinais do Įaço Família
3º volta 1º Encontro de Seleções e Final Final Duplas Oficiais força B/A
18h30 | Final gineteada
Programação Artística
20 de fevereiro – 23h – Rick Gaiteiro e Grupo Saudade Serrana
21 de fevereiro – 22h30 – Show com Projeto Taureando
00h30 – Baile com Chama Nativa














Comentários (0)
Comentários do Facebook